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Conflict Management - Part I

Friday, July 4, 2014


A few weeks ago I started reading articles about conflict management, because I’ve just realized how important and useful that is. Every single day we deal with every kind of people, with different thoughts and actions and we can’t expect them to be just like us. So, as we can’t argue and disagree with them all the time, we have to find strategies in order to keep the good environment.

General Conduct to Establish Healthy Social Relationships

Listen
Learn how to listen is one of the most important steps to get good and healthy relationships. It means we respect the one who talks and what it has to say really matters to us. If you learn how to listen you’ll be listened by others as well. It’s like a cycle were everyone feels important somehow and that their opinions are really important to the group/team.

Think twice before talking
It’s really easy to express our opinions about everything, and everyone, and we don’t do it in a mean way, in fact we’re free to express our thoughts. However, we must question ourselves if what we have to say is really that important to be talked about. More, if it’s even true what we’re saying, because sometimes we talk about what we’ve heard and most of the time it isn’t 100% true. So in my personal opinion we should stop for a second or two and question ourselves if our opinion will serve to exchange ideas and points of views in a healthy way or if it’ll just foster intrigue and gossips.

Be Patient & Tolerant
Everyone is different and as a matter of fact they don’t think and act the same way so we have to be patient and tolerant, and being that will be avoiding becoming bitter and nasty people, constantly frustrated and angry with everyone. In fact, it’s a strategy to protect ourselves, because we’ll be enjoying life in a much better way and that behavior will be reflected in the behavior of people around us.

Don’t impose your beliefs/ Have an open mind
The same message can be transmitted in several ways causing different reactions depending on the way we do it. It’s up to you to choose what reaction you want to get.
We can share our opinions without offending or disrespecting the one who listen us. How many times we’re so convicted about something that we can’t give a step back to look at the subject in a different perspective? How many times that only happens when someone confront us and share other opinion about that same subject?
If we are rigid and inflexible in our points of view: 1st after a while no one wants to continue the conversation, because they feel they’re not being heard and it generates an unpleasant environment, 2nd we are losing a great opportunity to "get out the box "and learn from what other people have to give us.

Há uns tempos para cá tenho me dedicado um pouco mais à questão: gestão de conflitos, talvez porque só agora percebi a sua importância e utilidade nas relações do dia-a-dia. A verdade é que todos os dias me deparo com pessoas com diferentes personalidades, diferentes modos de pensar e de agir, e se decidimos obrigar todas as pessoas da nossa convivência diária, seja em termos das nossas relações pessoais, quer das nossas relações profissionais, a pensarem e a agirem da mesma forma que nós, facilmente iremos entrar em conflito. Por isso, e como não podemos/devemos andar constantemente a brigar com todos pelas suas opiniões e ações contrárias às nossas, surge a questão fundamental. O que fazer? 

Como estabelecer relações sociais saudáveis:

Saber ouvir
Significa respeitar quem nos dirige a palavra, demonstrar que o que têm para dizer importa, que estamos atentos. A maior vantagem de saber ouvir é a retribuição do gesto quando falamos. No fundo é um comportamento com efeito cíclico, se ouvirmos, seremos mais facilmente ouvidos e todos sentem que são importantes de alguma forma e que as suas opiniões têm de facto algum valor. 

Pensar antes de falar
Facilmente caímos na tentação de opinar sobre tudo e todos, às vezes quase que de forma inata e sem refletirmos e com isto não quero dizer que seja com malícia. Na verdade todos nós somos livres para expressar as nossas opiniões. No entanto, há assuntos perante os quais devemos refletir por um ou dois segundos e questionarmo-nos se o que temos para dizer é assim tão importante, ou se é mesmo verdade, isto porque por vezes comentamos o que ouvimos dizer e acabamos por não ter 100% de certeza sobre a veracidade dos comentários. Por isso, na minha opinião, nada como fazer uma pausa para refletir sobre o verdadeiro objetivo do que vamos dizer. Servirá para trocar ideias e ter outros pontos de vista sobre um dado assunto? Ou estarei somente a fomentar a intriga e os mexericos?

Ser paciente/tolerante
As pessoas são todas diferentes e como tal não pensam, nem agem da mesma forma que nós, logo não podemos exigir que assim seja. Ao sermos mais pacientes e tolerantes, estamos a evitar tornarmo-nos pessoas amargas, frustradas e constantemente irritadas. Na verdade, estamos a fazer bem a nós mesmos porque acabamos por aproveitar mais o momento, sem ficarmos aborrecidos e isso reflete-se no comportamento das pessoas que nos rodeiam.

Não impor aos outros as nossas convicções/ter uma mente aberta para olhar para o tema com outra perspetiva
Sempre defendi que uma dada mensagem pode ser transmitida de diversas formas causando por isso diferentes reações e cabe a cada um de nós escolher qual a reação que pretende obter. Podemos partilhar a nossa opinião sem ofender ou desrespeitar quem nos ouve, dando lugar à troca de ideias e a uma discussão saudável onde todos ficam a ganhar. Quantas vezes estamos tão convictos de algo que não somos capazes de nos afastarmos do assunto para vê-lo com outra perspetiva. Quantas vezes isso só acaba por acontecer quando alguém nos chama a atenção para tal e partilha outra opinião a respeito desse mesmo assunto? Uma opinião que até a data nunca havíamos tido por estarmos tão envolvidos no mesmo? Se formos rígidos e inflexíveis nos nossos pontos de vista: 1º ao fim de um certo tempo já ninguém quer continuar a conversa porque sente que não está a ser ouvido e gera-se um ambiente desagradável, 2º estamos a perder uma excelente oportunidade para “sair da caixa” e aprender com o que as outras pessoas têm para nos dar.


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